top of page

Série retrata os 3 heróis brasileiros da Segunda Guerra mundial




Segunda Guerra Mundial. O Brasil envia 25.334 soldados para os fronts de batalha. Dentre eles três mineiros que, sem saber, marcham para a eternidade. Geraldo Baêta da Cruz, natural de Entre Rios de Minas, Arlindo Lúcio da Silva, de São João del-Rei e Geraldo Rodrigues de Souza, de Rio Preto, morreram como heróis em Montese, na Itália.

Os três participavam de uma patrulha na cidade quando, em determinado momento, viram-se frente a frente com uma companhia nazista. Recusando a rendição exigida pelos inimigos, os guerreiros brasileiros lutam até “o último cartucho”. Na cruz que marca a cova onde foram enterrados é possível ler “drei brasilianische helden”, ou os “três heróis brasileiros”.

Dirigido e produzido pelo cineasta mineiro Guto Aeraphe, “Heróis” é a primeira série digital brasileiro que retrata a realidade vivida pelos bravos guerreiros da Força Expedicionária Brasilera (FEB) e seu sofrimento nas montanhas italianas nos anos 44 e 45. Gravado em São João del-Rei, o filme remonta o sofrimento dos pracinhas brasileiros enviados aos fronts italianos durante a II Guerra Mundial, nos anos 1944 e 1945.


Sete personagens dão vida à complexa trama. Entre reais e ficcionais, todos são baseados em relatos históricos e depoimentos dos pracinhas que regressaram ao Brasil. A pesquisa envolveu órgãos oficiais, grupos de entusiastas da II Guerra, familiares e vizinhos dos pracinhas, além de colecionadores de artefatos bélicos.

O filme vai além de uma reconstituição histórica. Segundo Aeraphe, a obra “pretende expor a rotina excruciante das baixas patentes no inferno de viver por semanas dentro dos ‘foxholes’ (trincheiras) observando a linha inimiga a algumas dezenas de metros, ou nas saídas quase sempre sem volta para as patrulhas”.



O treinamento dos atores levou muitos à exaustão. Foram dias na selva e no Batalhão de Infantaria (BI), inseridos na rotina dos soldados, treinando tiros e sobrevivência, para compreender melhor o roteiro e conseguir vivenciar com fidelidade o drama de cada personagem.


Mais que uma remontagem, o filme pretende levar aos expectadores o drama vivido pelos brasileiros que deram suas vidas nas montanhas italianas. Homens simples, que partiram para terras distantes e se tornaram verdadeiros heróis. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR GRATUITAMENTE


bottom of page