top of page

Eles enfrentaram o medo e o inimigo. E você, faria o mesmo?



Imagine se de repente você fosse convocado a sair de seu lar e ir para uma terra distante e desconhecida, enfrentando as adversidades de um clima hostil e ainda assim ter que lutar contra um inimigo maior e melhor preparado do que você.

Basicamente este era o cenário que milhares de brasileiros, muitos deles residentes nas pequenas cidade e áreas rurais do interior do Brasil da década 40 enfrentaram ao serem convocados para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi enviada para lutar na Itália na durante a Segunda Guerra Mundial

O Documentário Heróis – Memórias do Front traz as recordações daqueles que estiveram lá, sentiram todo o drama da guerra e voltaram para contar as histórias por trás da história.


O projeto foi realizado pelo Diretor Guto Aeraphe, logo após ele concluir sua série digital Heróis, que também tem o tema da participação do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.



“Sempre me interessei pelo tema militar, porque é em situações extremas, com as que os soldados vivem, é que conhecemos o verdadeiro ser humano. São as histórias dessas pessoas que tenho interesse em contar. ” – Conclui o diretor.

O documentário não trata das questões políticas e econômicas que levaram o Brasil a entrar no conflito, mas sim dos dramas vividos por cada um dos entrevistados, suas visões de antes e depois de passarem vários meses sofrendo coma saudade de casa, com o clima extremamente frio e os constantes e mortais ataques dos inimigos. Ao todo, 25.834 homens e mulheres foram enviados para compor a FEB que era formada por uma divisão de infantaria completa, uma esquadrilha de reconhecimento, e um esquadrão de caças. O contingente brasileiro atuou junto com as outras forças aliadas em diversas missões para o rompimento da Linha Gótica e também contribuíram para a Ofensiva Aliada final naquela frente.



O documentário completo tem aproximadamente 80 minutos e está disponível para aluguel na plataforma CMK Play. No entanto a primeira parte, com aproximadamente 20 minutos está disponível gratuitamente também na mesma plataforma. Além deste, há outros conteúdos, todos voltados para a cultura militar, como é o caso da série digital Heróis e também a série digital Cidade do Sol, que retrata a participação do Exército Brasileiro durante o processo de pacificação do Haiti.

Basta acessar o site www.cmkplay.com, fazer um cadastro simples para o login e pronto! Você já pode assistir a diversos conteúdos gratuitos da plataforma. Os demais estão disponíveis para aluguel com duração de 7 dias, com direito ao acesso a todos os conteúdos da plataforma durante o período.



bottom of page